Atendimento Pediátrico
Muitas vezes elas não percebem o problema de visão e surgem problemas de aprendizado e interação com outras pessoas. Fale com nossos especialistas.
Agende uma consulta
Muito mais que um Exame
O cuidado oftalmológico vai muito além da medida do grau. Ele permite detectar precocemente as principais doenças oculares, que incapacitam crianças e adultos para a vida e o trabalho.
Agende uma consulta
Previous
Next

Clique nos textos abaixo e veja os exames realizados em nossa clínica

O principal objetivo da biometria é a medida do comprimento do globo ocular. Indicado para a avaliação de cataratas, cirurgias refrativas, graus muito altos, ceratocone, doenças de retina, etc.

Dispomos dos seguintes tipos de Biômetros:

Ultrassônico (Contato ou Imersão): métodos clássicos que realizam a medida do comprimento axial e profundidade da câmara anterior através de ultrassom. Indicado em casos de cataratas muito densas.

Interferometria Óptica (IOL Master): Esta tecnologia, 5 vezes mais precisa que da biometria ultrassônica, trouxe grande avanço na biometria na oftalmologia. Em um único exame mede-se espessura do cristalino e da retina, profundidade da câmara anterior, distancia branco a branco e comprimento axial. Além da grande precisão, este equipamento realiza a medida com muito conforto para o paciente, através da luz na forma de laser, sem necessidade de colírios e sem contato com o olho. Este exame, combinado com o implante das lentes de alta tecnologia revolucionou o tratamento da catarata e a qualidade de visão, chegando em alguns casos, alcançar total independência do óculos para longe e para perto.

A ceratoscopia computadorizada, ou topografia da córnea, é um exame oftalmológico que demonstra de forma detalhada as variações da curvatura da córnea. Por esses detalhes se faz o diagnóstico de várias patologias da superfície da córnea.

É um exame que analisa a curvatura e o relevo da estrutura da córnea, fazendo uma espécie de mapeamento de toda a sua superfície, de modo a mostrar possíveis irregularidades na sua espessura, no seu relevo ou na sua curvatura.

Na maioria dos casos, o exame confere o diagnóstico do ceratocone – doença degenerativa, geralmente ocorrida na adolescência, que causa deformação na córnea, em forma de cone (motivo do nome da doença). O ceratocone pode interferir na nitidez da visão e causar sensibilidade à luz.

A ceratoscopia computadorizada ou, simplesmente, topografia, é definitiva nos casos de astigmatismo irregular. Também é recomendada nas situações de pré e pós-operatório de cirurgia refrativa ou de catarata e no pós-operatório de transplante de córnea. O exame também é imprescindível para uma Adaptação de Lentes de Contato feita de forma correta e segura. 

Gonioscopia é um exame que ajuda o diagnóstico e acompanhamento de problemas oculares como o Glaucoma. Este exame avalia o ângulo da câmara anterior dos olhos, a íris e a superfície do cristalino usando lentes de aumento, colocadas em contato com a córnea. Este exame também determinará se o glaucoma já está instalado e qual é o seu tipo, orientando o diagnóstico e o tratamento específicos para cada um.

A Paquimetria é a medição da espessura córnea. É um exame indolor, de rápida execução e não altera a visão. Utilizado em casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, catarata, transplante de córnea, edema de córnea e várias outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana.

Mapa paquimétrico: é uma forma mais avançada de medir a espessura da córnea onde todos os pontos da mesma são avaliados. Essa medida é imprescindível para a avaliação de risco de cirurgias refrativas e ceratocone.

Como o próprio nome sugere, o exame de motilidade ocular serve para avaliar o alinhamento ocular bem como fazer a avaliação da movimentação dos olhos e da musculatura extra-ocular. É um exame auxiliar associado à consulta. Com ele é possível diagnosticar e indicar o melhor tratamento para a correção do alinhamento.

O teste de sobrecarga hídrica ou “Teste Provocativo para Glaucoma” tem por finalidade identificar a capacidade de drenagem do humor aquoso. Também pode diagnosticar e prevenir o desenvolvimento de glaucoma, doença que muitas vezes leva à cegueira.

É um exame para avaliar a produção de lágrimas. O objetivo é verificar se os olhos estão lubrificando o suficiente.

Corpos estranhos e abrasões são as lesões mais comuns da conjuntiva e da córnea. 

Os corpos estranhos podem ser de superfície (removidos por irrigação e um aplicador com algodão umedecido na ponta), estranhos (precisam ser removidos com um spud, ou lanceta de oftalmologia) e intraoculares (removidos  cirurgicamente por um oftalmologista).

A angiografia por fluoresceína (AF) permite o estudo da circulação da retina e coróide em estados normais e doentes. Fotografias da retina são tomadas após a injeção intravenosa de fluoresceína de sódio, um hidrocarboneto cristalino laranja-vermelho com um peso mole- cular de 376 daltons que difunde através da maioria dos fluidos corporais.

Está disponível como 2- 3 mL de concentração de 25% ou 5 mL de concentração de 10% numa solução aquosa estéril. É eliminado principalmente através do fígado e rins dentro de 24-36 horas através da urina. Oitenta por cento da fluoresceína está ligado às proteínas, principalmente à albumina, e não está disponível para a fluorescência; Os 20% restantes são livres e circulam na vasculatura e nos tecidos da retina e coróide, onde podem ser visualizados. A Angiografia, atualmente,  também é realizada através de equipamento moderno chamado OCT, que dispensa o uso de contraste na veia.

É um exame auxiliar realizado em todas as consultas oftalmológicas; em que o oftalmologista consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do tratamento.

Exame que avalia o campo visual, ou seja, a medida da visão periférica, através de um aparelho altamente tecnológico chamado campímetro (Humphrey Zeiss).

Durante o exame expomos aos pacientes pontos luminosos de tamanho e intensidade variados que acendem em determinadas áreas da visão. Importante para investigar Glaucoma e outras doenças que afetam o campo de visão. 

Para que o exame seja confiável deverá haver bastante colaboração, uma vez que a atenção deverá ser grande e o olho deverá permanecer imóvel fixando um ponto predeterminado. Na maioria das vezes é necessário repetir o exame em, pelo menos, mais duas ocasiões , a fim de mitigar o efeito aprendizado, que prejudica a confiabilidade do resultado obtido.

É indicado para detectar glaucomas e avaliar sua progressão além de ser útil em doenças neurológicas tais como acidente vascular cerebral e tumores.

Exame que consiste na medição da pressão intraocular em diferentes horários ao longo do dia. Permite o traçado de um gráfico com os períodos da maior e da menor medida, orientando assim os horários da prescrição medicamentosa.

Trata-se de um exame no qual avalia-se o endotélio, camada de células mais interna da córnea.

No teste e adaptação para lente de contato, se escolhe a lente correta para o olho verificando a interação da lente com a Córnea e as pálpebras. Podem ser necessárias mais de uma sessão de adaptação, em que o Oftalmologista poderá colocar uma ou mais lentes nos seus olhos, a fim de verificar qual o material e parâmetros mais adequados para cada paciente. Trata-se de um procedimento personalizado e que não gera receita. É ato médico a adaptação de Lentes de Contato.

O Potencial de Acuidade Visual é o exame que busca estimar o nível máximo de visão que um olho pode atingir, caso a doença ocular de base seja corrigida.

A ultrassonografia ocular, também chamada de ecografia ocular, é um exame capaz de analisar mais detalhadamente todas as partes dos olhos, de modo a potencializar a precisão do diagnóstico de várias doenças que acometem a visão humana.