Livrar-se definitivamente dos óculos para longe e perto é possível inclusive com idade avançada.
20 de agosto de 2017
Lentes de Contato
27 de novembro de 2017

CIRURGIA DE CATARATAS

Em algum momento após os 50 anos de idade, a maioria de nós provavelmente ouvirá o nosso oftalmologista dizer: "Você tem catarata".

A maioria das cataratas está associada ao processo de envelhecimento e é comum entre as pessoas mais idosas e pessoas que não mantém uma rotina de cuidados com a saúde ocular.

O que é a catarata?

Uma catarata é o embaçamento da lente natural dentro do olho que ocasiona perda gradativa da visão. Alguns sintomas são:

• Visão embaçada
• Sensibilidade a luz
• Necessidade de maior claridade para leitura
• Desconforto e perda da visão noturna

A catarata não pode ser corrigida com óculos, lentes de contato, colírios ou algum exercício para visão e seu tratamento somente é possível por meio de cirurgia onde o médico responsável pelo procedimento é o cirurgião oftalmologista. Atualmente a cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e eficazes realizados oferecendo ao paciente uma recuperação rápida, saudável e eficaz.

Noções básicas de cirurgia de catarata.

Na cirurgia de catarata, a lente dentro do olho que se tornou nebulosa é removida e substituída por uma lente artificial (chamada lente intra-ocular ou LIO) para restaurar a visão clara.

O procedimento normalmente é realizado de forma ambulatorial e não exige uma internação em um hospital ou outro centro de atendimento.
A maioria dos procedimentos de catarata modernos envolvem o uso de um dispositivo de ultra-som de alta freqüência que quebra a lente turva em pequenos pedaços, que são removidos suavemente do olho com sucção.

Este procedimento, chamado facoemulsificação ou "phaco", pode ser realizado com incisões menores do que as técnicas cirúrgicas anteriores para a remoção da catarata, promovendo uma cicatrização mais rápida e reduzindo o risco de complicações cirúrgicas, como desprendimento de retina.

Depois de todos os restos da lente turva terem sido removidos do seu olho, o cirurgião de catarata insere uma lente intraocular clara, colocando-a de forma segura atrás da íris e da pupila, no mesmo local que suas lentes naturais ocupavam. (Em casos especiais, uma LIO pode ser colocada na frente da íris e pupila, mas isso é menos comum.)

O cirurgião completa o procedimento de remoção de catarata e implantação de LIO fechando a incisão em seu olho (um ponto pode ou não ser necessário), e um escudo protetor é colocado sobre o olho para mantê-lo seguro nos estágios iniciais de recuperação.

Recuperação da cirurgia de catarata

Uma cirurgia de catarata sem complicações normalmente dura apenas cerca de 15 minutos. No entanto, é preciso permanecer no centro cirúrgico até 60min após a cirurgia para observação e uma breve avaliação pós-operatória seguidas de instruções sobre sua recuperação.

Você deve ter alguém que o leve para casa depois da cirurgia de catarata; não tente dirigir até ter visitado o seu médico no dia seguinte à cirurgia, seu médico oftalmologista precisa testar sua visão e confirmar que você está seguro para dirigir.

Você receberá remédios para os olhos para usar várias vezes ao dia por algumas semanas após a cirurgia de catarata.
Você também deve usar seu protetor de olho, enquanto dormir, por cerca de uma semana após a cirurgia.

Além disso, muitos centros exigem que alguém esteja com você após a cirurgia de catarata se você recebeu anestesia. Certifique-se de perguntar sobre este requisito antes do seu procedimento de catarata para que esteja preparado para o dia da cirurgia.

Enquanto seu olho cura, você pode experimentar vermelhidão ocular e visão turva durante os primeiros dias ou mesmo semanas após o procedimento.

Durante pelo menos a primeira semana de sua recuperação, é essencial que você evite:

• Atividade extenuante e levantamento de pesos (nada acima de 20kg). • Água que pode salpicar seus olhos e causar infecção. Mantenha os olhos fechados ao tomar banho. Além disso, evite nadar ou usar banheiras de hidromassagem durante pelo menos duas semanas.
• Qualquer atividade que exponha seu olho a poeira, sujeira ou outros contaminantes causadores de infecção.

O seu cirurgião de catarata pode dar-lhe outras instruções e recomendações para a recuperação da cirurgia de catarata, dependendo das suas necessidades específicas e do resultado do seu procedimento. Se você tiver alguma dúvida em qualquer momento após a cirurgia de catarata, fale com o seu médico como conselheiro.

Se você precisar de cirurgia de catarata em ambos os olhos, seu cirurgião normalmente preferirá que você espere uma a três semanas entre os procedimentos até que seu primeiro olho cicatrize suficientemente e você tenha boa visão nesse olho antes da segunda cirurgia ser realizada.

Agende agora sua consulta!